Artistas

Gerardenghi

1876 – 1957

Bigio Luigi Gerardenghi, pintor e professor.

De família nobre, Gerardenghi sempre viveu em Nápoles, onde realizou seus estudos e concluiu sua formação artística, como aluno de Edoardo Dalbono, Domenico Morelli, Felippo Palizzi e Michele Cammurano, Reputado pintor de paisagens, sobretudo marinhas, figurou em diversas exposições na Itália, até o ano de 1923, quando, inconformado com as transformações que vinham ocorrendo nos meios artísticos e com as severas críticas à pintura acadêmica, resolveu transferir-se para o Brasil.

Com obras na Pinacoteca da Câmara Municipal de Nápoles, no Ministério da Instrução em Roma e em outras cidades italianas, o Rei da Itália, um de seus colecionadores, nomeou-o Cavaleiro da Coroa.

Além pintor, exerceu a atividade de professor na Escola de Artes Aplicadas, em Aviglione, e na Acadêmia Salvador Rosa, em Nápoles.

No Brasil, escolheu a cidade de São Paulo para se fixar, embora viajasse com frequência a Santos, atraído pelo mar que tanto gostava de retratar, deixando-nos inúmeros trabalhos pintados nessa cidade. Em maio de 1923, o mesmo de sua chegada ao País, participou da coletiva de Pintores Italianos, sendo muito bem recebido pelo público e pela crítica.

Em 1956, um ano antes de seu falecimento, apresentou-se na mostra de 50 Anos de Paisagem Brasileira. A Sociarte, na mostra A Paisagem Brasileira, organizada em 1980 incluiu vários quadros seus.

Prêmio

  • 1908: Exposição Internacional de Nápoles (Medalha de Ouro)

Fonte

Lousada, Júlio, 1940 – Artes Plásticas: seu mercado: seus leilões/ Júlio Louzada; (prefácios Mino Carta, Pietro Maria Bardi). –São Paulo: J. Louzada, 1984.

Obras do artista

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções por e-mail