Quem Somos

Um Sonho para a Arte…Uma Bela Realidade…

Uma das mais importantes riquezas da humanidade é a arte. É sabido que historicamente, a maioria dos museus nasceu graças a iniciativa de algum colecionador.

Desembargador Dr. Oldemar Azevedo, aliado ao conhecimento, discernimento e a afetiva experiência na área artística, possui uma das mais importantes coleções de Artistas da Capital Paulista.

Desembargador Dr. Oldemar Azevedo, sempre gostou de Arte, já pintou e desenhou, mudou de área de atuação e abriu uma porta para a arte, contribuindo para difusão da Cultura e das Artes Plásticas, como colecionador.

Tendo uma coleção pessoal importante, embora discreta, é um incentivador do meio artístico, um verdadeiro mecenas, ele é permanentemente reverenciado como o apoiador constante dos Artistas Plásticos.

Sempre com muita história para contar sobre a vida dos Artistas com quem conviveu.

Iniciou seu acervo, em 1970 adquirindo uma pequena “mancha” do Pintor José Brasiliense, o qual passava necessidade.

Hoje possui um grande acervo com obras de estilos diferentes e escolas variadas, reunidas em cinco décadas de constante atualização das obras, possui trabalhos de primeiríssima linha cujo Patrimônio Cultural é Inestimável.

A vida do Desembargador Dr. Oldemar Azevedo inspira a Arte, pois como colecionador, não reuniu, indiscriminadamente, trabalhos de Arte pelo único prazer de as possuir. Na sua visão particular da vida, sempre foi o seu sóbrio critério na aquisição visando sempre a busca da sensibilidade do Artista como exemplo dessa idealização.

O Acervo

Reuniu diversas fases de Artistas, alguns trabalhos muito raros, que congrega em seu acervo de quadros. O Desembargador Dr. Oldemar Azevedo tem a maior estima por uma natureza morta de Tulio Mugnaini, pintado na Itália. Seu outro grande amigo é o Pintor José Lino Zechetto, tendo uma coleção de Palhaços magnifica, é o amigo Pintor mais sério que conviveu que ele muito o admirava.

Um fato que conta que é muito interessante, foi quando o Artista Plástico Djalma Urban, pintou ao vivo enquanto conversava com ele no seu ateliê, uma “boiada”.

No seu acervo, contém gravado uma série de entrevista em vídeo de Artistas, e uma das mais completas entrevistas foi do seu grande amigo, Theodoro Meirelles.

Para o Desembargador Dr. Oldemar Azevedo, tudo parece importante, sempre rodeado de muitos quadros, até pequenos croquis, tem uma razoável dificuldade de desfazer de qualquer um deles.

Na sua coleção contém cinco painéis com trabalhos de 60 artistas premiados com medalhas de ouro e prata, de renome, com a qualidade de sua pintura, enriqueceram ao longo dos anos o Salão Paulista de Belas Artes, estes cinco painéis catalogados no 51º Salão Paulista de Belas Artes da Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

Este é o exemplo dessa idealização do Desembargador Dr. Oldemar Azevedo “A Vida Inspira a Arte”.

São Paulo, maio de 2020.

José Carlos Acerbi – Presidente da APBA (Associação Paulista de Belas Artes)

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades e promoções por e-mail